quinta-feira, 12 de abril de 2012

03. BALLET: DANÇA, CULTURA E SOCIEDADE.


Coordenação:
Profa. Ms. Maria Inês Galvão Souza
Profa. Ms. Patrícia Gomes Pereira


PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:

http://www.lazer.eefd.ufrj.br/danca/

Como a Dança é uma manifestação corporal milenar, parte integrante da nossa cultura e intensamente vivenciada pela nossa sociedade, consideramos de grande relevância aprofundar questões que possam vir a contribuir para pesquisa e difusão da linguagem, tendo em vista a importância da Dança no processo de desenvolvimento da sociedade brasileira.

No sentido de mediação das diferentes formas de expressão em dança, procuramos pesquisar e entender suas diversidades em seus contextos culturais, estudando sua propagação enquanto prática de encenação. Partimos da premissa que para entender arte é necessário viver arte, estetizar a vida, buscando assim nas leituras, discussões e práticas deste núcleo de pesquisa, uma articulação com as perspectivas da animação cultural. Nesse sentido é relevante pensar a Dança na sua relação com diferentes linguagens artísticas, considerando aspectos técnicos, filosóficos e históricos, bem como, peculiaridades e possibilidades dessas linguagens, no sentido de incorporá-las em projetos de animação cultural.

Entendemos a animação cultural como um processo de mediação, e trabalhando com especificidades culturais locais procuramos resgatar elementos da cultura popular deteriorada, difundir elementos da cultura erudita e resistir à ação da indústria cultural, sempre considerando as possibilidades da linguagem da dança já elaboradas, e, indiretamente contribuir para o ampliar da consciência de um corpo que pode se expressar de forma mais diversa, menos reprodutora, sendo mais crítico em relação à sociedade na qual está inserido.

Não nos parece absurdo dizer que no contexto da nossa sociedade onde os prazeres são hierarquizados, esse deveria ser um de nossos maiores desafios: pensar pressupostos teóricos e considerações críticas que possam nos permitir colher indicadores de incorporação da dança em projetos para o grande público. Um projeto de dança nesta perspectiva, antes de preocupações com a formação do bailarino profissional, deve procurar despertar em seus alunos o conhecimento acerca do gosto e do prazer de dançar, que tanto pode ser sentido no próprio corpo, quanto na ampliação de suas possibilidades de assistir outros corpos dançando.

"Temos como elemento principal dos estudos do lazer a animação cultural enquanto uma intervenção pedagógica, uma tecnologia educacional que busca reverter o quadro de privatização e midialização da cultura, apresentando, discutindo e relacionando diferentes formas de arte, sejam elas populares ou eruditas" (MELO, 2003)

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